Logo Folli

simplicidade


Folha 6   Folha 6 - Histórico de Atualizações

Versão 6.71 C " Clique aqui para ler as IMPLEMENTAÇÕES, CORREÇÕES E ALTERAÇÕES"

Versão 6.71B " Clique aqui para ler as IMPLEMENTAÇÕES, CORREÇÕES E ALTERAÇÕES"

Versão 6.71A " Clique aqui para ler as IMPLEMENTAÇÕES, CORREÇÕES E ALTERAÇÕES"

Versão 6.70ABCD " Clique aqui para ler as IMPLEMENTAÇÕES, CORREÇÕES E ALTERAÇÕES"



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Versão 6.69G

IMPORTANTE: Atualizar para versão 6.69G antes de enviar eventos para o eSocial.
Empresas da 1ª. Etapa: atualizar para 6.69G antes de enviar eventos periódicos referentes à Agosto/2018.
Empresas da 2ª. Etapa: atualizar antes de enviar Cadastramento Inicial de Vínculo-S-2200 e eventos não periódicos.
Para atualização desta versão é necessário já estar instalada a versão 6.69B, no mínimo.

Afastamento
-Alterada a descrição do Campo 14 – “Quantidade de dias Afastado” para “Quantidade de dias Atestado

CAGED
-Em Edição/Cadastro de Funcionários/Aba Bancos/Extras ao preencher com caracteres especiais os campos 21 ao 25 ao gerar o Caged mostrava “Arquivo Inválido”. Agora sistema limpa estes caracteres.

Modelos Relatórios Coluna
 -Inserido relatório para verificar os campos obrigatórios S-2300 para Dirigente Sindical: “eSocial_2300_obrigatorio_dirigente sindical.Col”.

Rescisão por Acordo
-Nos casos de rescisão por acordo, se marcado o opcional 16, sistema gera os avos de Férias Proporcionais Indenizadas, calculando o valor da mesma forma que dispensa sem justa causa. Os valores calculados podem ser alterados pelo usuário.

eSOCIAL

eSocial - Cadastro de Funcionários
-Em Edição/Cadastro de Funcionários/Aba eSocial foram acrescentado 2 campos:
 125 – Estabeleci/o: Tipo Inscrição e
 126 – Estabeleci/o: nº Inscrição.
Estes campos só devem ser preenchidos quando funcionário estiver trabalhando em obra própria ou em caso de CAEPF.
Para geração de relatórios os códigos destes campos são C525 e C526 respectivamente.

eSocial - Geração dos Arquivos
-S-1200, S-2399 e 2-2299: a partir desta versão, sistema faz distribuição centro de custo.

-S-2200 e S-2206: Se campos 125 e 126 do Cadastro de Funcionários/Aba eSocial estiverem preenchidos  esta informação será utilizada, senão utilizará a informação que consta em Edição/ Cadastro de Funcionários/Controle campo 12 .

-S-1050: Ajustado para descontar o tempo do intervalo e fazer controle de horário noturno.

IMPORTANTE: Todos os clientes que enviaram o evento S-1050 com versão anterior 6.69G, devem enviar novamente S-1050 como alteração, selecionando o mesmo período que enviou o original.

-Filtro automático para gerar o S-1200: Agora ao gerar o S-1200 não é necessário filtrar a lista. Selecione a opção “Funcionários e Pró-labore da(s) empresa(s) selecionada(s)”

-Filtro automático para gerar o S-1210: Agora ao gerar o S-1210 não é necessário filtrar a lista.Selecione a opção “Funcionários e Pró-labore da(s) empresa(s) selecionada(s)”, gere, envie e consulte.

Para gerar Demitidos com rescisão no período anterior e pagamento no período atual, marque o opcional “Demitidos” que foi incluído ao lado do evento S-1210 (lembre-se de alterar o nome do arquivo).

-Geração de lotes: Quando eventos periódicos ou não periódicos com mais de 1 lote apresentarem erros durante envio (exemplo: instabilidade da Internet ou do eSocial), agora é possível enviar somente os lotes que não foram enviados, da seguinte forma: desmarcar a opção “controlar lote”, selecionar o arquivo e enviar. Será necessário enviar um lote (arquivo) por vez.

-Dependentes: Dependentes que a partir da obrigatoriedade do eSocial não tem mais o vínculo de dependência, não precisam ser enviados. Para não enviar um dependente cadastrado, em Edição/Cadastro de Funcionários/Dependentes cadastrar no Campo 11: Tipo de Documento o caractere x minúsculo.

-S-2299: Empresas da 2ª Etapa ao gerar o S-2299 Desligamento para as rescisões do período de setembro a outubro, em função do leiaute eSocial, devem informar sem os valores rescisórios. Para tanto marcar o opcional “sem valores rescisórios” que foi acrescentado ao lado do evento S-2299 – Desligamento na tela de geração do eSocial.

Obs.: Pensão na Rescisão: conforme leiaute do eSocial, ao lançar manualmente a pensão na rescisão, utilizar os item I495, I496 e I497, informando separadamente os valores de Pensão Salário, Pensão Férias e Pensão 13º. Não utilizar o item I304 somando os valores.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Versão 6.69F

Para atualização desta versão é necessário já estar instalada a versão 6.69B, no mínimo.

 
Itens de Pagamento

- Tabela de Itens de Lançamentos: Item 460 na coluna eSocial deve ter a seguinte definição:
        Natureza: 4051
        Tipo: 1
        INSS: 22
        IRRF: 12
        FGTS: 12
        Sindical: 00
Verificar se este item apresenta esta configuração, para geração do evento S-1010.
 

eSocial – Geração do Arquivo

- Ao gerar o XML, agora, quando o Certificado está vencido, sistema apresenta mensagem.

- S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Órgãos Públicos.
  Sistema gera automaticamente para Obra Própria, quando Tipo de Inscrição: 4=CNO (campo 18, do Cadastro do Centro de Custo/Tomadores) e o Tipo de Lotação: 1 (campo 30 do Cadastro de Centro de Custo/Tomadores).

- S-2190 e S-2299
 
A partir desta versão, após estes eventos serem AUTORIZADOS pelo eSocial, o campo 67 do Cadastro de Funcionários - Aba eSocial -  Número Recibo S-2190/S-2299, é preenchido automaticamente.


Modelos – Relatórios Coluna
- Em Modelos/Relatórios Coluna criado para conferência o relatório “eSocial_1210.Col. Este relatório auxilia na conferência do S-1210 – Pagamentos de Rendimentos do Trabalho.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Versão 6.69E

Itens de Pagamento

- Em virtude das exigências do eSocial, nos casos de empresas que possuam mais de um tipo de pró labore, como por exemplo: sócios, ou diretores que recolhem ou não FGTS, o sistema permitirá criar mais de um item de pró labore. Caso necessário, este item deve ser criado em Edição/Dados Básicos do Usuário/Itens de Pagamento - Proventos do Usuário.
Sendo um evento criado pelo usuário é necessário associar esse item ao pró labore da seguinte forma: Em Edição/Cadastro dos Funcionários/Dados Periódicos o Campo 1 - Tipo de Admissão = “1 - Pró labore” e o Campo 7 - Item de Aplicação com o item que específico criado para o pró labore.
 

eSocial – Geração do Arquivo

Em Processo/Gerar eSocial Arquivos magnéticos:

- S-1250 - Aquisição de Produção Rural – Implementado a assinatura e envio do evento S-1250, mediante utilização de arquivo externo. Se o arquivo não estiver assinado, selecionar o arquivo e clicar em gerar. Se o arquivo já tiver a assinatura basta enviar.

- Na janela Aplicação e Informações Adicionais foi incluída a opção: “Apenas Fonte Selecionada”
Esta opção poderá ser marcada para os eventos S-1005, S-1020 e S-1060. Utilizada para alterar/excluir os eventos somente da fonte selecionada

- Atualizada as tabelas 0018 e 0019 do eSocial, conforme Nota Técnica 07/2018.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.69D

Cadastro de Funcionários – eSocial – registro no livro

- Em Edição/Cadastro de Funcionários/Aba Controle / campo 2 – Registro no Livro (matrícula no eSocial), a partir da versão 6.69D não é mais possível a alteração após o envio com sucesso do evento S-2200, pois no eSocial não é permitido alterar esta informação.
Após o envio do evento S-2200 e sendo que na consulta o evento foi “AUTORIZADO”, ao tentar editar esse campo a seguinte mensagem é apresentada:
“REGISTRO 2200 ESOCIAL DESTE FUNCIONÁRIO JÁ FOI GERADO. O CAMPO REGISTRO NO LIVRO NÃO PODE MAIS SER EDITADO.
 

Cálculo de INSS e FGTS
- A partir desta versão, sistema está truncando os valores de INSS e FGTS do funcionário. Lembramos que é importante fazer o fechamento da Folha de Pagamento para informações anteriores a esta versão não serem alteradas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.69C

Geração do Arquivo eSocial

- Inclusão do Evento S-1210 – Pagamentos de Rendimentos do Trabalho.

- Inclusão dos Eventos totalizadores (S-5001, S-5002, S-5011 e S-5012).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.69B


-Cadastro de Dependentes
-Acrescentado em Edição/Cadastro de Funcionários/Cadastro de Dependentes na tabela de Pensão Judicial o campo “Fer” para o funcionário que paga mais de uma pensão. Necessário para o evento S-1210 do eSocial.
Para a DIRF sistema não fará o controle através deste campo, sendo provável necessidade de ajustes diretamente no programa da DIRF.
 
-Configuração/Dias de Pagamentos eSocial
-Em Configuração criada Tabela de Dias de Pagamentos eSocial, onde deve ser informado o dia do pagamento para cada mês/ano de cada hollerith utilizado. Para Regime Caixa o sistema adota como data de pagamento o dia informado e o mês seguinte.
Exemplo: Regime caixa: Informar no mês de JANEIRO/2018 o dia que se refere ao pagamento efetuado em FEVEREIRO/2018. No caso do pagamento de Adiantamento de 13º Salário ser diferente para cada funcionário, informar o dia do pagamento no Campo 124 do Cadastro de Funcionários/Aba eSocial.
 
-Itens de Pagamento - eSocial
-Em Edição/Dados Básico do Usuário/Itens de Pagamento Itens 3 a 6 (coluna eSocial: Código de Incidência Sindical) a partir da versão 6.69B deve ser preenchido pelo usuário, pois várias empresas não recolhem mais esta contribuição.
- Item 271 - Adiantamento (coluna eSocial: Código de IRRF) a partir da versão 6.69B deve ser preenchido pelo usuário, pois  pode ser utilizado  sem incidência (regime mensal) ou com incidência (regime caixa).
 !! O usuário deve preencher esses campos para não gerar erro quando mandar o evento S-1010 !!
 Para acessar a janela de cadastro das informações no campo *eSocial pressione F3 ou duplo clique. Todos os campos possuem tabelas auxiliares, com breve descritivo, também acessadas por duplo clique ou F3.

-Cadastro de Funcionários - eSocial
-Em Edição/Cadastro de Funcionários/Aba eSocial  Campo 123 – Código Lotação, sistema aceitava somente números, limitado a 3 dígitos. Agora sistema aceita números e caracteres com até 20 caracteres.

-Evento S-1010 - eSocial
- Em Processo/Gerar eSocial-Arquivos Magnéticos/Ação Eventos Iniciais e de Tabelas incluída opção para enviar Ítens de Férias para o evento S-1210. Execute os dois procedimentos para gerar o S-1010.
1-Enviar o S-1010 como já está sendo encaminhado (consulte Manual Folha Folli eSocial); e
2-Selecionar uma lista já criada (pasta Folha\Modelos\Folli Itens Ferias.Lst), marcar novamente o S-1010 e clicar em Ação Eventos Iniciais e de Tabelas, selecionando o S-1010 Ferias.

- Em Processo/Gerar eSocial-Arquivos Magnéticos possibilidade de criar mais de uma tabela de Rubricas S-1010. Inserida Caixa de Texto em frente o evento S-1010 para salvar o Identificador. Apenas necessário para empresas com Matriz e Filais que geram suas Folhas de Pagamento totalmente separadas com Licenças de Uso distintas, instaladas em locais diferentes, e portanto existindo assim mais de uma tabela de itens de Pagamentos.
ATENÇÂO: NÃO ALTERAR o Identificador: Folli001. Se julgar necessário, antes consulte Suporte Folli
 
-Datas Contrato de Experiência e o evento S-2206
- A partir da versão 6.69B o sistema permite, que no caso de duas datas de experiência (Exemplo: 45 + 45), levar também a data final experiência 2.
IMPORTANTE: Havendo apenas uma data de experiência, desmarcar no campo Experiência 2 a opção “Utilizar a data final no cadastro”.

-Evento S-5001 - eSocial
-Evento S-5001–Informações das Contribuições Sociais por Trabalhador. Este evento é um dos Totalizadores, e é retornado ao consultar o S-1200, S-2299 e s-2399.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.69A

Profissões/CBO

- Em Edição/Dados Básico do Usuário/Profissões CBO agora sistema permite cadastrar até 1999 registros.

  
eSOCIAL – Cadastro

- Em Edição/Cadastro de Funcionários/Aba eSocial, os campos de preenchimento obrigatório estão destacados em amarelo.

  
eSOCIAL – Geração do Arquivo

- Atualização do eSocial para o layout 2.4.02 (campos e tabelas auxiliares do eSocial).

- No arquivo XML gerado pelo sistema, agora o campo “verProc” será a versão do executável.
  Exemplo: versão 6.69A.  No arquivo aparecerá “06.69A”.
 
- Os eventos S-2299 – Desligamento e S-2399 – Trabalhador sem Vínculo Emprego/Estatuto – Término a partir desta versão serão gerados com valores.
 
- Para geração dos eventos de Tabela é possível gerar todos os lotes automaticamente, mas ao enviá-los o eSocial só aceita um Lote por vez. Para que não ocorram erros no momento do envio, o sistema irá controlar da seguinte forma:
    . ao gerar os arquivos sempre ficará marcado o “Controlar lote”;
   . para enviar é necessário desmarcá-lo. Se este processo for esquecido, aparecerá uma mensagem “Arquivo não Localizado”. Automaticamente o sistema desmarca o Controlar Lote, sendo necessário encaminhar um a um, selecionando o arquivo na pasta amarela.

Para esclarecer suas dúvidas em relação aos campos inseridos nesta ou em versões anteriores, baixe o Manual Folha Folli eSocial do nosso site.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Versão 6.68 A

Tabela de Municípios
- Em Ferramentas/Tabelas Auxiliares (Consulta) / Municípios foi atualizada a descrição do código 29-19504 para “Livramento de Nossa Senhora” (Bahia), conforme tabela do IBGE.

Horários de Trabalho
- Em Edição/ Dados Básico do Usuário/ Horário de Trabalho, sistema agora permite ordenar os horários.

eSOCIAL – Cadastro

- Em Edição/Cadastro de Funcionários/eSocial, foi acrescentado o campo 123 “Código Lotação”, onde é necessário preencher se a Matriz e Filial estiverem em fontes diferentes ou em casos que foi encaminhado o Evento 1020, devido ao FPAS ser diferente da Matriz. Se este campo estiver em branco o sistema levará a informação que consta em Configuração/Parâmetros da Empresa – Campo 2 – Diretório da Matriz.
 
 
eSOCIAL – Geração do Arquivo

- Em Processo/Gerar eSocial–Arquivos Magnéticos, foram liberados os seguintes Eventos Periódicos:

S-1280 – Informações Complementares aos Eventos Periódicos – Para geração deste evento foram acrescentados os campos 73 a 75 em Edição / Cadastros de Empresas Fonte / eSocial Empresa.

S-1295 – Solicitação de totalização para Pagamento em Contingência.

S-1298 – Reabertura dos Eventos Periódicos.

S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos – Para geração deste evento foram acrescentados os campos 68 a 72 em Edição / Cadastro de Empresas Fonte / eSocial Empresa.

S-1300 – Contribuição Sindical Patronal – Para geração deste evento foram acrescentados os campos 76 a 79 em Edição / Cadastro de Empresas Fonte / eSocial Empresa.

Para esclarecer suas dúvidas em relação aos campos inseridos nesta ou em versões anteriores, baixe o Manual Folha Folli eSocial do nosso site.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATENÇÃO: A versão 6.68 do Sistema Folha Folli já permite a geração e envio dos eventos do eSocial para todos os usuários, sendo que as empresas da 2ª. Etapa (JULHO/2018) devem utilizar o ambiente de teste (Produção Restrita).

É importante que as empresas se preparem atualizando seus cadastros e validando os campos já existentes. Nossa equipe está preparada para esclarecer suas dúvidas. O volume de trabalho demanda grande quantidade de tempo, portanto comece agora.

Versão 6.68

eSOCIAL – Cadastro

- Em Edição/Cadastro de Funcionários/eSocial:
    . Campo 73 – Regime Tempo Parcial – Alterado a descrição da Opção 3 de 36 horas para 26 horas;
    . Inserido o Campo 122 com a descrição “Data Alteração S-2206”. Este campo deve ser utilizado toda vez que for feito qualquer alteração de contrato (S-2206) do funcionário que precisa ser informado para o eSocial.
 
- Em Edição/Cadastro de Funcionários/Movimentos/Aba Afastamento:
    . Inserido o Campo 24 – “Dias Descontar Afastamento”. Este campo é controlado automaticamente pelo sistema e é utilizado quando os campos 02 – Data do Afastamento e 09 – Data do Atestado tiverem datas diferentes.
 
- Em Edição/Cadastro de Funcionários/Periódicos:
    . Campo 29 – Valor Livre 03 – Agora fixado como “Remuneração Outra Empr”. Este campo é utilizado para Remuneração de outra empresa no eSocial (Evento S-1200).
      Lembrando que quando houver alteração desta remuneração é necessário inserir um novo periódico.
 
- Em Edição/Dados Basico do Usuário/Centros de Custos Tomadores, para empresas que tenham que enviar o S-1020, é necessário preencher o Campo Código Livre com um número único para cada centro, ou seja, não pode conter dois ou mais centros com o mesmo número, incluindo matriz e filial.
 
 
eSOCIAL – Geração do Arquivo

- Em Processo/Gerar eSocial–Arquivos Magnéticos, agora o sistema solicita qual o Tipo de Ambiente que será utilizado (Produção ou Produção Restrita).
 
- Na Geração do Evento S-2230, agora sistema permite selecionar o tipo de afastamento:
        - Férias
        - Afastamento Completo (Início + Fim)
        - Afastamento Saída (Início)
        - Afastamento Retorno (Fim)
 
- Inserido nesta versão o Evento S-1200.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.67F


1. Informações s/o Sistema

- No Menu Ajuda/Folli foi acrescentada a informação data e hora de modificação do executável da Folha.
 
2. eSOCIAL

- Em Modelos/Relatórios Coluna foram inseridos 5 modelos para conferência do evento S-2200 do eSocial:
    . esocial_2200_obrigatorio_todos.Col
    . eSocial_2200_obrigatorio_trab_temporario.Col
    . eSocial_2200_obrigatorio_prazo_determinado.Col
    . eSocial_2200_OC_tudo_ou_nada_do_grupo.Col
    . eSocial_2200_obrigatorio_estrangeiro.Col

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.67E

1. Cadastro de Funcionários

Em Edição/Cadastro de Funcionários/Documentos/Campo 3 – RG Orgão Emissor, foi alterado o tamanho do campo para 20 caracteres.

 2. eSOCIAL

Inserido novos campos em virtude do eSocial:

- Rescisão – Acrescentado campos para geração dos eventos S-2250, S-2299 e S-2399.

    . Cadastro eSocial – Empresas – Acrescentado o campo 67

    . Cadastro Funcionários – Aba Movimento – eSocial-Rescisão: Campos 33 a 59.

    . Cadastro Funcionários – Aba eSocial: Campos 118, 119 e 120.

 
- Campos criados devido à Alteração do Layout eSocial (versão 2.4.02 Beta):

    . Cadastro de Funcionários – Aba eSocial – Campo 121

    . Cadastro de Funcionários – Aba Movimento – eSocial-Rescisão: Campos 55 e 56.

 eSOCIAL – Geração

-Em Processo/Gerar eSocial – Arquivos Magnéticos foi inserido os seguintes eventos: S-2230, S-2250, S-2299 e S-2399.

 Para detalhamento dos novos campos, consulte em nosso site:

http://www.folli.com.br/htm/eSocial_Folha_Fi_Novos_Campos.pdf

É importante que as empresas se preparem para o eSocial atualizando seus cadastros e validando os campos já existentes.

Lembramos que a Qualificação Cadastral é o primeiro passo para acerto dos cadastros dos funcionários junto aos órgãos competentes. Qualquer dúvida, consulte em nosso site o texto onde consta o procedimento para geração da qualificação em lote: http://www.folli.com.br/htm/qualcad.html

Nossa equipe está preparada para esclarecer suas dúvidas. O volume de trabalho demanda grande quantidade de tempo, portanto comece agora..

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Versão 6.67D

1. eSOCIAL

Inserido novos campos em virtude do eSocial:

Cadastro de Funcionários: Em Edição/Cadastro de Funcionários/Aba eSocial. (campos 83 a 117). Estes campos foram inseridos para a geração dos eventos não periódicos.

Afastamento: Em Edição/Cadastro de Funcionários/Movimentos/Campo 19 – Afastamento. (Campos 12 ao 23). Estes campos serão preenchidos a partir da obrigatoriedade do evento 2230 – Afastamento Temporário.

Para detalhamento dos novos campos, consulte em nosso site:

http://www.folli.com.br/htm/eSocial_Folha_Fi_Novos_Campos.pdf

É importante que as empresas se preparem para o eSocial atualizando seus cadastros e validando os campos já existentes.

Lembramos que a Qualificação Cadastral é o primeiro passo para acerto dos cadastros dos funcionários junto aos órgãos competentes. Qualquer dúvida, consulte em nosso site o texto onde consta o procedimento para geração da qualificação em lote: http://www.folli.com.br/htm/qualcad.html

Nossa equipe está preparada para esclarecer suas dúvidas. O volume de trabalho demanda grande quantidade de tempo, portanto comece agora..

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.67C

1. DIRF
- Alteração conforme layout Ano Base 2017.

2. RAIS
- Alteração conforme layout Ano Base 2017.

FL Dwn Folha de Pagamento - Versão 6.67C  Atualização (apenas atualização)  (OBS:instalação nova ou reinstalação use a Completa)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.67B

1. TELA PRINCIPAL DO SISTEMA

Na tela principal do Sistema, barra de status inferior, foi acrescentado ao lado do Período o nome do diretório onde está instalado o Banco de Dados do Sistema FOLLI.

2. LANÇAMENTOS AUTOMÁTICOS

Em Edição/Lançamentos Automáticos na Aba Subpor/Copiar possibilidade de copiar lançamentos de um determinado período para mais período, que serão selecionados em período inicial e final.

3. DADOS PERIÓDICOS

Em Edição/Cadastro de Funcionários/Dados Periódicos/Campo 30 – Valor Livre 04, a partir desta versão, é possível utilizar este campo como data e não como valor. Para que isso aconteça é necessário marcar o Opcional 27 em Configuração/Opcionais do Sistema.
A partir desta versão o Campo 2 – Cargo ou Função não pode ser editado. A edição somente é permitida na tabela de Profissões/CBO.

4. REFORMA TRABALHISTA -  Lei 13.467/2017

Campo 06
– Código Categoria FGTS – Acrescentado na Descrição do Código 04 “Intermitente”;
Campo 15 – Código Saque FGTS foi acrescentado o Código 07: “Rescisão do Contrato de Trabalho por acordo entre Trabalhador e Empregador”.
Quando Código Movimento FGTS = i5, sistema calculará o valor dos itens I090, I091, I092 e I331 reduzido à metade do valor e multa rescisória de 20%.

5. CAGED

Alterações em função da Reforma Trabalhista. Campos já existentes na aba eSocial que serão  utilizados no Caged. Se estes campos não estiverem preenchidos o sistema leva como default “NÃO”.

Campo 73:
Regime Tempo Parcial
 – Se selecionado 0 sistema considera como não, se selecionado 1, 2 ou 3 sistema considera como sim.
Campo 52: Regime Jornada
 – Se selecionado 1, 2, ou 3 sistema considera como não, se selecionado 4 sistema considera como sim.
Campo 79: Ind.Trabalho Intermitente (S/N)

6. DIRF - Alteração do Layout conforme Ato Declaratório nº 72 de 16 de novembro de 2017

Campos incluídos na Aba eSocial, para utilização da geração da DIRF.

Indicador Alimentando
A partir deste ano na DIRF é opcional levar o alimentando.

Aba eSocial Campo 80: Identifica Alimentando (S/N): Estando como “NÃO”, o sistema não levará nenhum dado do alimentando, caso SIM, levará todos os dados do alimentando. Este campo tem como default “NÃO”.

Previdência Complementar
Acrescentado Identificação de Previdência Complementar. Será controlado da seguinte forma:
Aba Controle Campo 18: Previdência Privada S/N – Estando como SIM o sistema considera que o funcionário tem Previdência Complementar sendo necessário preencher os seguintes campos: Aba eSocial Campo 81: CNPJ Previdência Complementar e Campo 82: Nome Previdência Complementar.
 
7. RAIS - Alteração para o layout – Ano Base 2017

Novos campos incluídos na RAIS, que já existem na aba eSocial:
Campo 78: Ind. Aprendiz Grávida (S/N)
Campo 73: Regime Tempo Parcial – Se selecionado 0 sistema considera como não, se selecionado 1, 2 ou 3 sistema considera como sim.
Campo 52: Regime Jornada – Se selecionado 1, 2, ou 3 sistema considera como não, se selecionado 4 sistema considera como sim.
Campo 79: Ind.Trabalho Intermitente (S/N)

Inserido no Cadastro de Funcionários – Aba Movimentos – Campo 13 o código “90 – Desligamento por Acordo entre empregado e empregador, art. 484-A da Lei 13.467/17” - Reforma Trabalhista.

8. INFORME DE RENDIMENTOS

Para funcionários que tem mais de um dependente de pensão alimentícia, a partir deste ano sistema informa separadamente o valores de cada beneficiário, desde que no cadastro de dependentes – Tabela Pensão Judicial, os valores sejam lançados.
Para funcionários com apenas 1 dependente e que esta tabela não foi preenchida é necessário informar a fórmula com os eventos de pensão no ícone opcionais do informe.

9. eSOCIAL - Atualização para o Layout 2.4.01 de 18/12/2017:

Itens de Pagamentos: Em Edição/Dados Básico do Usuário/Itens de Pagamento/Campo *eSocial :
Excluídas as informações: 7-Repercute DSR, 8-Repercute 13º, 9-Repercute Férias e 10-Repercute Aviso;
Para cadastrar a informação: 3-Código de Incidência do INSS, incluídos códigos: 95, 96, 97 e 98;
Possibilidade de imprimir a tabela de Itens de Lançamentos, incluindo a aba do eSocial.
 
Cadastro de Funcionários – Aba eSocial
Campo 21: alterado a descrição do item 06 = Residente fora do Brasil;
Campo 75 (novo): CPF Substituído (doméstico);
Campo 76 (novo): Matrícula Anterior (doméstico);
Campo 77 (novo): Data Transferência (doméstico);
Campo 50: Tipo de Admissão – Incluído a opção 5 – Transferência do Empregado doméstico para outro representante da mesma unidade familiar;
Campo 59: Excluída a opção 3;
Campo 48: Alterado para Data Transferência;
Campo 52: Incluída a opção 4: Teletrabalho previsto no Inciso III do Art. 62 da CLT;
Campo 73: Regime Tempo Parcial – Antes era S/N – Agora opção de selecionar: 0,1,2 ou 3
Campo 36: acrescentado na tabela o Código 111 – Empregado – contrato de trabalho intermitente.
 
Cadastro de Dependentes:Campo 23: acrescentado os códigos 04 e 07 para Tipo de Dependente.

FL Dwn Folha de Pagamento - Versão 6.67B  Atualização (apenas atualização)  (OBS:instalação nova ou reinstalação use a Completa


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Versão 6.67

1. eSocial


- Cadastro de Empresas
Em Edição/Cadastro de Empresas-Fonte – 10º ícone – Cadastro eSocial – Empresas:
. campo 61 – alterado a descrição para Aprendiz se Contrato EESFL (S/N) e
. campo 62 – possibilidade de inserir + de uma Entidade Educativa.

- Cadastro de Processos
Em Edição/Cadastro de Empresas-Fonte – 11º ícone – Tabela de Processos Administrativos/Judiciais, Incluído campos: Itens de Pagamento, Código Incidência e Extensão da Decisão (necessário para gerar evento S-1010)
Alterado campos: Tipo de Processo e Indicativo Matéria (conforme layout 2.4)
 
- Cadastro de Funcionários
Em Edição/Cadastro de Funcionários / Aba eSocial, inserido o Campo 74 – “Nº Inscrição Entidade Educativa”.

- Códigos para Modelos
Liberado códigos para criação de modelos com os novos campos do eSocial.
 
- Cadastro de Rubricas
Incluído em Edição/Dados Básico do Usuário/Itens de Pagamento o campo *eSocial, que é composto de 10 informações para realizar o DE\PARA dos Itens da Folha de Pagamento Folli com o Evento Tabela S-1010 do eSocial. Atenção especial no preenchimento desses campos, pois o cadastro incorreto poderá gerar diferenças entre sua folha de pagamento e o eSocial.

Proventos e Descontos do Sistema: Itens 002 - 119 - Proventos / Itens 271 - 349 - Descontos.
Para auxiliar o usuário no cadastramento do campo *eSocial alguns Itens de Pagamento do Sistema (Proventos do Sistema e Descontos do Sistema) foram parcial ou totalmente preenchidos considerando a configuração inicial enviada no Sistema

Folha de Pagamento da Folli, sendo assim todos devem ser complementados e  revisados pelo usuário.
Lembrando que Proventos e Descontos do Sistema são controlados internamente e caso o usuário necessite criar algum item deve sempre utilizar os Proventos e Descontos do Usuário.

Proventos e Descontos do Usuário: Itens 121 - 269 – Proventos / Itens 351 - 449 - Descontos.
Devido à configuração específica de cada cliente, é necessário configurar todos utilizados na Folha de Pagamento.

Valores Intermediários: Itens 451 - 499
Os itens necessários inicialmente ao eSocial foram configurados. Caso não concorde com a configuração adotada entre em contato.


Valores Finais (resultados): Itens 501 - 520.
O preenchimento, quando e se necessário ao eSocial, será informado.

OBS: Os itens de pagamento (proventos e/ou decontos) que não tenham nenhuma definição para o campo *eSocial, não serão enviados na Tabela de Rubricas S-1010. O preenchimento parcial do campo *eSocial causará erro de estrutura no eSocial.

Lembrando que encontra-se disponível em nosso site o Manual de Orientação de Preenchimento dos Novos Campos incluídos no Sistema Folli para o eSocial.

2. Reforma Trabalhista

A Lei 13.467-2017 referente à Reforma Trabalhista entrou em vigor a partir de 11/11/2017. Nos próximos dias serão disponibilizados no sitio da Caixa:
- Circular que regulamenta as alterações;
- Nova versão da GRRF (a partir de 11 de novembro de 2017);
- Nova versão do SEFIP (a partir de 24 de novembro de 2017).

No sistema já disponibilizamos:

- Rescisão de Contrato: Ao imprimir a rescisão, sistema fará sempre a pergunta se deseja imprimir o termo de quitação ou de homologação.

- Cadastro de Funcionários: Em Edição/Cadastro de Funcionários/Movimentos foi acrescentado no campo 16 – Código Movimento – FGTS os seguintes códigos:
    . R1 – Prazo Determinado;
    . I5 – Rescisão de Contrato por motivo de acordo.

Lembramos que, se em virtude da Reforma Trabalhista houver necessidade da criação de novos modelos de Contratos de Trabalho, estes podem ser criados em Modelos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Versão 6.66

1. Rescisão – Incidência INSS s/ Aviso Prévio Indenizado

- Conforme Solução de Consulta COSIT nº 99014 de 18/10/2016 e Publicação no DOU de 27/03/2017, seção 1, pág. 63 – “o Aviso Prévio Indenizado, exceto seu reflexo no 13º Salário, não integra a base de cálculo para fins de incidência das contribuições sociais previdenciárias incidentes s/a folha de salários. Agora na geração do SEFIP, os eventos I090, I091 e I092, se não tiverem mais a incidência do INSS marcada na tabela de eventos, não farão parte da Base de INSS.

2. CAGED – Atualização de Layout


Alteração do layout do CAGED devido à Portaria nº 945/2017.
Em Edição/Cadastro de Funcionários/Bancos-Extras, foram acrescentados os seguintes campos:
21 -  Motorista: Número do Exame;
22 -  Motorista: Data do Exame;
23 -  Motorista: CNPJ do Laboratório;
24 -  Motorista: UF (CRM);
25 -  Motorista: CRM (Médico)
Agora estes campos são obrigatórios para cadastro de motoristas profissionais. Se estes campos forem preenchidos, o sistema levará para o CAGED.

3. eSocial

- Ajustes no cadastro devido à atualização do eSocial – versão 2.3 publicada em 07/07/2017.

- Com base no layout 2.3, foram acrescentados nesta versão campos no cadastro da empresa, funcionários, tomadores entre outros, conforme segue:

a) Edição/Cadastro das Empresas/ eSocial Empresa – 10º ícone
Foram acrescentados 48 campos. Informá-los conforme situação de cada empresa.
Versão 2.3 – Acrescentados os campos 50 a 66. Devido à alteração da Tabela Fatores de Riscos do Meio Ambiente do Trabalho, é necessário preencher novamente os campos 05 e 47, pois houve mudanças estruturais.
Alterações nos seguintes campos já existentes na versão anterior:
31 – Poder a que se Refere o subteto e
35 – Ministério que Concedeu Certificado.
Verificar o preenchimento dos mesmos.

b) Edição/Cadastro das Empresas/ eSocial Processos - 11º ícone
Nestes campos serão cadastrados os processos Administrativos/Judiciais da empresa.
Versão 2.3 – Alterado o Código Vara para tamanho 4, portanto é necessário preencher novamente e inserido 2 campos novos: Indicativo Matéria e Código de Suspensão Matéria.


FL Dwn Folha de Pagamento - Versão 6.66 B  Atualização

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Versão 6.65


1. Cadastro de Bancos
Incluída a função localizar (Ctrl +F). Agora é possível localizar o banco na Lista por Nome ou por Agência.

2. Relatório de Itens de Lançamentos
Em Impressão/Relatórios de Controle/Itens de Lançamentos, possibilidade de gerar o relatório definindo a data inicial. Neste caso, sistema apresentará no relatório os 12 meses a partir da data informada. Se não for definida nenhuma data, o sistema apresentará o relatório do ano corrente.
Possibilidade também de ocultar colunas. Este procedimento será feito na estrutura e o relatório deverá ser gerado novamente, para a atualização dos totais.

3. DIRF
Incluído no Cadastro de Dependentes tabela de valores do beneficiário pensão. Esta mudança se fez necessária devido à alteração do layout da DIRF a partir de 2017.
Quando o campo 3 do cadastro de dependentes estiver como 9 = Benef. Pensão, esta tabela ficará liberada para digitação dos valores.
OBS: Sempre que tiver mais de um beneficiário de pensão, esta tabela deverá ser preenchida.

4. Importação de Dados
Possibilidade de importar para os Dados Periódicos apenas os dados contidos no arquivo txt. Para este procedimento, foi incluído o opcional: Periódicos: em casos de duplicidades, trocar os dados existentes pelos dados do arquivo.Txt.

5. Modelos
Incluído em Impressão/Relatórios Funcionais/Ficha Complementar de Registro o modelo para atualização da CTPS. (Folli Ficha Atualização CPTS.Fcr)
.

FL Dwn Folha de Pagamento - Versão 6.65  Completa

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Versão 6.64 B


1. DARF – Participação nos Lucros

Em Impressão/Guias de Recolhimento/DARF, no ícone “Selecionar Tipo de Darf”, foi inserido DARF para Participação nos Lucros (somente o item 298). Quando este estiver selecionado, as demais opções serão desmarcadas e o código de recolhimento será 3562.

FL Dwn Folha de Pagamento - Versão 6.64 B  Atualização

FL Dwn Folha de Pagamento - Versão 6.64B  Completa

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Versão 6.64 A


1. DIRF
- Alteração conforme layout Ano Base 2016.

IMPORTANTE: PARA FUNCIONÁRIOS COM MAIS DE UM BENEFICIÁRIO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA.
Para a DIRF 2017 (Ato Declaratório Executivo Cofis nº 90 de 25 de novembro de 2016), foi incluída a Aba Beneficiários/Alimentandos, com informações individualizadas por beneficiário.
Caso tenha mais de um beneficiário de pensão alimentícia, após a importação do arquivo, será necessário fazer o ajuste no PGD 2017.
Conforme IN RFB Nº 1686 de 26 de janeiro de 2017, o prazo da DIRF foi alterado para 27 de fevereiro de 2017.

2. RAIS
- Alteração conforme layout Ano Base 2016.

3. Qualificação Cadastral
- Disponibilizado em nosso site www.folli.com.br, executável para leitura do arquivo de retorno da Qualificação Cadastral.

FL Dwn Qualificação Cadastral  

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Versão 6.64

1. RAIS
- Alteração conforme layout Ano Base 2016.

2. DIRF
- Alteração conforme layout Ano Base 2016.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.63

1. eSocial

- Com base no layout 2.1, foram acrescentados nesta versão campos no cadastro da empresa, funcionários, tomadores entre outros, conforme segue:

a) Edição/Cadastro das Empresas/ eSocial Empresa – 10º ícone
Foram acrescentados 48 campos. Informá-los conforme situação de cada empresa.

b) Edição/Cadastro das Empresas/ eSocial Processos - 11º ícone
Nestes campos serão cadastrados os processos Administrativos/Judiciais da empresa.

c) Edição/Cadastro de Funcionários/Cadastro de Dependentes
(5º ícone ou Ctrl+F8) – Acrescentado o campo 23 Tipo de Dependente para o eSocial.

d) Edição/Cadastro de Funcionários/Movimentos/Afastamento
Campo 19-duplo clique – Acrescentado o campo 11 Motivo (eSocial)

e) Edição/Cadastro de Funcionários/Aba eSocial
Foram acrescentados 63 campos para serem preenchidos conforme a situação de cada empresa/funcionários.

f) Edição/Dados Básicos do Usuário/Profissões e CBO
Acrescentados campos que só serão utilizados para cargos públicos.

g) Edição/Dados Básicos do Usuário/Horários de Trabalho
Foram acrescentados 2 campos para preenchimento.

h) Edição/Dados Básicos do Usuário/Centros de Custo Tomadores
Na aba Cadastro, foram acrescentados novos campos (18 a 43) para informações do eSocial.

OBS: Lembramos que todos os campos que estão em vermelho, possibilita a abertura de uma tabela auxiliar com as informações possíveis para cada campo.


FL Dwn Folha de Pagamento - Versão 6.63  Atualização

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.62 A


Versão 6.62

1. RAIS
- Alteração conforme layout Ano Base 2015.

2. DIRF
- Alteração conforme layout Ano Base 2015.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.61D

1. Cadastro de Funcionários

- Aba Pessoal – Campos 18 e 19 (nome do pai e nome da mãe), duplo clique aciona janela para cadastro dos nomes com até 70 caracteres.

- Centros de Custo – No percentual da distribuição de custos, foram acrescentados 4 casas após a vírgula.

2. Relatórios

- Acrescentado 4 códigos para modelos:

*G123 – Nascimento ao Período Ativo: Anos
*G124 – Nascimento ao Período Ativo: Meses
*Estes 2 códigos buscam o período ativo do sistema.

**G125 – Data Nascimento à Data Atual: Anos
**G126 – Data Nascimento à Data Atual: Meses
**Estes 2 códigos buscam a data do Windows.

3. Impressão - Modelo Documento

- Ao imprimir no Modelo Documento onde já existe uma impressora como modelo padrão, se fosse selecionado outra impressora o modelo não era impresso, e no Windows não ficava mais nenhuma impressora como padrão. Agora este controle é feito internamente pelo sistema.


FL Dwn Folha de Pagamento - Versão 6.61D  Atualização

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.61C

1. Seguro Desemprego

- Possibilidade de gerar o arquivo do seguro desemprego para o Modo Rais = 12 – Extinção do Contrato por Prazo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.61B


1. Cadastro NIS
- Complemento do Endereço – Conforme layout 20 e informações do Suporte da Caixa, o campo data de complemento de endereço será obrigatório. Sistema agora gera no arquivo a linha mesmo que não tenha dados.


2. Fórmulas de Cálculo
-
Possibilidade de inserir os códigos C301, C302 e C303 nas fórmulas.


3. Informe de Rendimentos
-
Possibilidade de salvar o Informe de Rendimentos em PDF, inclusive quanto existir a 2ª. Página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.61
 
1. RAIS
- Alteração conforme layout Ano Base 2014.

2. DIRF
- Alteração conforme layout Ano Base 2014.

3. Informe de Rendimentos
- Inserido no Quadro 5 – Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva:
Linha 2. Imposto sobre a renda retido na fonte sobre 13º Salário, conforme Instrução Normativa nº 1.522 de 5 de dezembro de 2014.

4. Hollerith Formulário Branco
- Possibilidade de mesclar as células na Linha 31 quando for necessário inserir uma mensagem.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.60C
 
1. DIRF
-
 Alteração conforme layout Ano Base 2014.

2. Informe de Rendimentos
-
 Inserido no Quadro 5 – Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva linha:
 2. Imposto sobre a renda retido na fonte sobre 13º Salário
, conforme Instrução Normativa nº 1.522 de 5 de dezembro de 2014.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.60B

 
1. Implementação de Itens Informativos
- Possibilidade de cadastrar itens informativos no hollerith do funcionário.
  Para utilizá-los é necessário cadastrar em Configuração/Configuração das Empresas/Proventos e Descontos Inertes do Usuário.
  Como sugestão utilize os eventos:
. Proventos do Usuário – Itens 266 a 269
. Descontos do Usuário – Itens 466 a 449
OBS: Lembrando que estes itens são só informativos, ou seja, os mesmos não serão somados aos proventos e descontos e se marcado incidências, sistema irá desconsiderar.

2. Recibo de Férias
- Possibilidade de alteração das datas de gozo e retorno no recibo de férias. No momento da impressão marcar o opcional: “Trocar Gozo/Retorno”. Com esta opção, sistema irá liberar a alteração da data de gozo e retorno.

3. E-Social
- Em palestra realizada em 27/11/2014, na sede da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, em São Paulo, Daniel Belmiro Fontes, Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil e Coordenador do Projeto eSocial, esclareceu diversas dúvidas sobre o projeto e informou o seguinte cronograma para o E-Social:
 
Dezembro 2014: Publicação da Portaria e disponibilização do Manual;
Seis meses após: Liberação do ambiente para testes por todas as empresas;
Janeiro 2016: Envio oficial dos arquivos por empresas com faturamento igual ou superior a 78 milhões.
Meados de 2016: Envio oficial dos arquivos por empresas com faturamento igual ou acima de 3,6 milhões.

Mais informações em nossa página: www.folli.com.br – Tutoriais – E-social.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.60A

1. Bancos Pagamento Eletrônico

- Ajuste no Layout do Banco 30 – Banco do Brasil
No Header da Empresa – Campo 09 – código ISPB – se empresa possuir este código informar neste campo, se não, sistema leva brancos.

2. Demonstrativo Analítico

-
Possibilidade de gerar o resumo com todos os eventos, inclusive com os itens que estão zerados.

3. Importação de Dados

- Agora sistema permite salvar um modelo e deixá-lo como padrão. Para isso, é necessário salvar com o nome Padrão. Após o processo, este modelo ficará salvo independente da empresa selecionada.

4. Relatórios em Meio Magnético – Cadastro NIS

- Possibilidade de gerar o arquivo no modo simplificado ou completo.
No modo simplificado o sistema busca os dados da própria empresa e no completo o sistema busca os dados do Bureau de Serviço.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.60

1. Impressão – Relatórios em Meio Magnético

CAGED
Conforme Portaria MTE 1.129/2014 publicada em 23/07/2014 foi alterado a forma de envio do CAGED. Para esta mudança, acrescentamos 3 campos em Edição/Cadastro de Funcionários/Movimentos/Modo Caged:
21 – Reemprego + SD
26 – Contrato Prazo Determinado + SD
36 – Reintegração + SD
Com esta informação, o sistema gera o arquivo dos admitidos no dia. Para a  geração destes funcionários, é necessário ir em Impressão/Relatórios em Meio Magnético/Caged  e clicar em Só admitidos com Seguro Desemprego no dia que será gerado um arquivo somente com esta movimentação. Para os demais funcionários que não estiver nesta condição, gerar o arquivo normalmente.
 
SEGURO DESEMPREGO
I
mplementado o Seguro Desemprego em txt, possibilitando assim o envio do mesmo pela internet, conforme Resolução do CODEFAT nº 620 de 5 de novembro de 2009.
Para a geração do arquivo:
Impressão/Relatórios em Meio Magnético/Seguro Desemprego.

CADASTRO NIS
Implementado em: Impressão/Relatórios em Meio Magnético/Cadastro NIS a geração do arquivo em txt. Para este processo é necessário cadastrar em: Edição/Cadastro de Funcionários/Bancos-Extras – Campo Extra 5 os códigos de municípios: município de nascimento e município de endereço conforme segue:

Exemplo: 35-50308 12-00013 onde:
35-50308 – Município de Nascimento e somente separando por um espaço 12-00013 – Município do Endereço.

OBS.:
Conforme Circular da Caixa nº 659 de 01/07/2014 que altera os procedimentos da Circular 574 de 02 de março de 2012, o Documento de Cadastramento do NIS – DCN em formulário impresso só poderá ser utilizado até 31/10/2014. Após esta data o cadastramento somente será possível pela internet cadastrando manualmente ou enviando em lote.

2. Relatórios de Controle / Itens de Lançamentos

Possibilidade de inserir 50 itens para a geração do arquivo, (antes somente 12). Agora sistema grava os últimos itens inseridos pelo usuário.

3. Relatórios Funcionais / Relação de Dependentes

Incluída a coluna L – Nº da Matrícula no relatório de Relação de Dependentes. Se o usuário quiser a apresentação da mesma é necessário ir até a última coluna e exibir, pois ela está oculta. Sugerimos se esta coluna for inserida utilizar a impressão em modo paisagem para não ser necessário ajustes na impressão.

4. Seleção de Códigos / Tabelas

Criação de 2 Códigos para modelos: T098 e T099 onde:
T098 – Dias Reais Trabalhados no Período e
T099 – Dias Proporcionais Trabalhados no Período (úteis), sendo a fórmula de cálculo: Dias Trabalhados / Dias na Configuração da empresa * Dias úteis.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.59F

1. Impressão – Rescisão de Contrato

-
Para funcionários com menos de 1 ano, ao imprimir a Rescisão, sistema pergunta se deseja emitir o Termo de Homologação ao invés de Quitação.

2. Itens de Lançamentos

-
Alterado o default para sem incidência do Sal.Família dos itens 277, 279 e 287 conforme Portaria Interministerial MPS/MF nº 15/2013. Para ajustá-los acesse o menu: Edição/Dados Básicos do Usuário/Itens de Pagamento.

3. E-Social – Mais Esclarecimentos

- Prazo para implantação do eSocial será contado apenas após publicação da versão definitiva do manual de orientação
Brasília, 22 de maio de 2014 - O Comitê Gestor do eSocial informa que o prazo para implantação do eSocial será contado apenas após publicação da versão definitiva do manual de orientação. A publicação desse pacote completo de informações é fundamental para o início do processo de adaptação das empresas ao projeto. Seis meses após a divulgação desse manual, as empresas começarão a inserir os eventos iniciais em um ambiente de testes. E, após mais seis meses de testes, entrará em vigor a obrigatoriedade para o primeiro grupo de empregadores, formado por empresas grandes e médias (com faturamento anual superior à R$ 3,6 milhões no ano de 2014). O cronograma de ingresso no sistema para as pequenas e micro empresas está sendo elaborado em conjunto com as entidades representativas desses segmentos.

Fonte: http://www.esocial.gov.br/NotaImprensaPrazo.aspx
Informações sobre o e-social na Folli: http://www.folli.com.br/htm/esocial.html

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.59E
   
1. Cadastro de Funcionários – Controle/Horários de Trabalho

 - Em Configuração/ Opcionais do Sistema, criado Opcional 22 – Usar campos 991 a 998 de Horários como descritivos, onde se marcado gera a possibilidade de escrever o descritivo necessário.

2. Lista de Funcionários

 - Possibilidade de selecionar a cor de fundo e as letras da Lista de Funcionários.

3. Cálculos

Rescisão - Estagiário
- Se usuário solicitar o cálculo da rescisão, sistema apresentará uma mensagem: “Estagiário não deve ter cálculos rescisórios”.

Salário Família - Horista
- Incluído Opcional 18 – “Base Salário Família Horista: Considerar apenas itens com incidência em S.F.”. Marcando este opcional, o sistema controla pelos itens com incidência  em Salário Família, caso contrário pelas horas cadastradas nos periódicos e outros itens com incidência em Salário Família.

4. SEFIP

- Ao gerar um arquivo vazio, agora sistema apresenta uma mensagem: “Não há registros para emissão do SEFIP”.

5. Impressão

Recibo de férias
- Acrescentado o código do Departamento/Centro de Custo.

Demonstrativo Analítico – Emissão e Resumo
- Possibilidade de salvar automático em PDF por centro de custo, sendo o nome do arquivo nº da fonte e nº do centro.

Provisão de Férias/13º Salário
- Incluído em Configuração/Opcionais do Sistema – Opcional 24 – Relatórios de Provisões – Coluna 3: Usar Código Livre Centro. Se clicado, nestes relatórios aparece o Centro de Custo Livre.

6. Preparativo para o e-Social – Conheça as Tabelas

- Incluído no Menu: Processo/Gerar e-Social – Arquivos Magnéticos, as 22 Tabelas do e-Social para conhecimento. Todas as funções estão desabilitadas, pois este módulo está em desenvolvimento. Estamos aguardando uma posição da Receita Federal do Brasil.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.59D
   
1. Cadastro de Funcionários - Movimentos
 - Possibilidade de cadastrar duas datas de experiência – Campo 03 “Data Final Experiência (1 e 2)”. Ao clicar em: Utilizar a data final no cadastro, sistema leva a data final para a aba Controle linha 38 “Data final experiência 2”. Códigos para relatórios: C102 “1ª data de experiência” e C159 “2ª data de experiência”.

2. DIRF
 - Na geração da DIRF em meio magnético, sistema possibilita a digitação do CPF do responsável perante o CNPJ e de todos os dados do responsável pelas informações, gravando esta alteração dentro de cada fonte no arquivo: DIRFNOM. Se as informações não forem alteradas, sistema levará dados do cadastro do bureaux.

- Aumento do campo Cadastro do Plano de Saúde ANS para 10 caracteres.

3. Impressão Hollerith Formulário Branco
- Inserido o Opcional 17 em Configuração das Empresas: Hollerith Branco: Salário Base Mensalista = Item 451 (não usar periódicos). Se clicado possibilidade do sistema levar no hollerith o item 451 e não utilizar o valor do salário dos dados periódicos.

4. Homolognet
- Ajuste do Homolognet, conforme layout.

5. Códigos para Modelos
- Inclusão de dois códigos genéricos: G121 “Admissão ao Período Atual: quantidade de anos” e G122 “Admissão ao Período Atual: quantidade de meses”.   

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.59C

1. Cadastro de Funcionários - Periódicos
- Inserido novos campos nos Periódicos: Campos 27 a 30 (Valor livre) para utilização conforme necessidade do cliente.

2. DIRF
- Conforme Ato Declaratório Executivo Codac nº 13 de 6 de março de 2013 a Participação nos Lucros na DIRF será informada no código 3562.

3. Informe de Rendimentos
- Conforme Lei nº 12.832 de 20 de junho de 2013, § 5º a Participação dos Lucros constará no Informe no Campo 5 – Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva – 02 – Outros.

4. Modelo Exportação
- Inserido novo separador de campo (Tab) – código X041.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.59B

1. RAIS / RAIS GENÉRICO
- Alteração conforme layout Ano Base 2013.
- Inserido novo campo Tipo de Sistema de Controle de ponto em: Configuração/Parâmetros das Empresas/Campo 16. Necessário o preenchimento de acordo com o layout da RAIS – ano base 2013.

2. DIRF
- Alteração conforme layout Ano Base 2013.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.59A

1. RAIS / RAIS GENÉRICO
- Alteração conforme layout Ano Base 2013.
- Inserido novo campo Tipo de Sistema de Controle de ponto em: Configuração/Parâmetros das Empresas/Campo 16. Necessário o preenchimento de acordo com o layout da RAIS – ano base 2013.

2. DIRF
- Alteração conforme layout Ano Base 2013.
3. Centros de Custo
- Inserido novo campo em Edição/Dados básicos do usuário/Centros de Custo Tomadores - Código Livre (campo alfanumérico). 

4. Módulos Específicos
Bancos – Pagamento Eletrônico - Inclusão do layout Bradesco – 240 posições.

Incluído módulos específicos VB e VA:
VB Serviços – módulo para geração de pedidos de Vale transporte.
VA – Vale Alimentação e Refeição – módulo para geração de pedidos de vale alimentação e vale refeição.
Para aquisição da Licença de Uso ou locação consulte a Folli Informática.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.59

1. Sistemas Administrativos / Folha
- Possibilidade de escolher a cor de fundo dos Sistemas.

2. Cadastro de Vale Transporte
- Aumento dos campos para cadastro de Vale Transporte, que passa de VT01 a VT99 para T001 a T999.

3. Ficha Complementar de Registro
- Acrescentado o nº do CBO na coluna Cargo/Função. 

4. Importação de Dados
- Possibilidade de importar dados pelo número do PIS dos funcionários.

5. Bancos Pagamento Eletrônico
- Incluído o Banco Bradesco 240 posições – Banco 07

6. Informe de Rendimentos
- Nos opcionais do Informe possibilidade de imprimir o Informe de Rendimentos com outro CNPJ.

7. Preparativo para o eSocial – Qualificação Cadastral dos Trabalhadores

-“Para possibilitar a instituição do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), projeto do Governo Federal que visa unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos trabalhadores que lhe prestam serviços remunerados, foi desenvolvido o aplicativo de "Qualificação Cadastral". 

-O aplicativo de "Qualificação Cadastral" permite verificar se o Cadastro de Pessoa Física-CPF e o Número de Identificação Social-NIS (NIT/PIS/PASEP) estão aptos para serem utilizados no eSocial. Para tanto, deverão ser informados CPF, NIS e data de nascimento do trabalhador. Após a verificação cadastral nas bases de dados do CPF e do Cadastro Nacional de Informações Sociais-CNIS, o aplicativo retornará o resultado para o usuário sobre a avaliação de cada campo informado (CPF, NIS e data de nascimento) com os dados constantes das bases CPF e CNIS, informando quais os campos estão com divergências. Nos casos de divergências nos dados informados, o aplicativo apresentará as orientações para que se proceda a correção. Se a divergência for relativa ao CPF (situação "suspenso", "nulo" ou "cancelado", ou data de nascimento divergente), para a correção cadastral, o direcionamento será para os conveniados da Receita Federal do Brasil – RFB (Banco do Brasil, CAIXA e Correios) e, caso a divergência seja relativa ao NIS (CPF ou data de nascimento divergentes), o interessado será orientando a se dirigir ao responsável pelo cadastro do NIS (INSS, CAIXA ou BANCO DO BRASIL).” – Fonte:www.esocial.gov.br

● O módulo de "Qualificação-on-line" permite até 10 (dez) consultas simultâneas. Acesse o site da Receita Federal do Brasil; http://www.esocial.gov.br/QualificacaoCadastral.html e digite os dados solicitados. A Folli criou um relatório em Modelos/Relatórios Coluna: FolliQualificaçãoCadastral.col., contendo os dados necessários para a qualificação on line.

● O módulo de "Qualificação” onde as empresas transmitirão arquivo segundo leiaute disponibilizado no site da Receita Federal para a validação dos CPF e NIS em lote, ainda não foi disponibilizado pela Governo Federal.
-A Folli criou para exportação de dados em lote, um arquivo txt em Modelos/Exportação de dados Folli Qualif_Cad.exp., pois assim que estiver liberado pela RFB a forma de envio, o cliente Folli já poderá fazê-lo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.58

1. Rescisão - Cálculos
Inserido o Opcional 16 - Usar Data Projetada para adicionais 13º e Férias (Itens 103 e 108). Se marcado, sistema calcula projeção de 13º salário e férias conforme dias calculados no item I090 - Aviso Prévio Lei 12.506/11.

2. Modelos - Relatórios Planilha
Com os amplos recursos que o Relatório Planilha oferece (inserir fórmulas, itens, abrir e salvar), a impressão de DARF Livre e GPS Livre encontra-se nesta opção de menu e não mais em Impressão/Guias de Recolhimento.
- Novos modelos de DARF e GPS livre, conforme abaixo:
      Folli DarfLivreNormal.Pla
      Folli DarfLivreSimples.Pla
      Folli GPSLivre.Pla
- Possibilidade de inserir fotografia do funcionário através do código {C002} na célula A1 da planilha.
- Novos modelos criados para Crachá, conforme abaixo:
      Folli CrachaExemplo.Pla
      Folli CrachaFrenteVerso.Pla

3. Sindicatos
- Campo 17 - Entidade Sindical, agora campo é alfa numérico.

4. Tabelas Auxiliares
Atualizada as tabelas:
- FGTS - Saques rescisão, conforme Circular nº 620/2013;
- Natureza Jurídica, conforme site da Receita em 21/03/2013.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.57

1. Folli - Sistemas Administrativos
Ao gerar um relatório coluna com dados das empresas, agora o sistema pergunta se deseja gerar somente as empresas ativas.

2. Tabelas Genéricas - Participação nos Lucros
Conforme Medida Provisória nº 597/12 que alterou o § 5º e acresceu os §§ 6º a 10 ao artigo 3º da Lei nº 10.101/00, incluímos no sistema a Tabela de tributação específica para Participação nos Lucros. Para cadastrar acesse o menu: Edição/Tabelas Genéricas/Tabela de I.R.R.F Participação nos Lucros.(Consulte a tabela no menu Tabelas)
OBS.: Caso o funcionário tenha parcelas de PLR lançadas em meses anteriores, é necessário o fechamento desses períodos para o cálculo do I.Renda acumulativo sobre a Participação nos Lucros.

3. Modelos
- Em Impressão - Relatório de Controle, incluído novo relatório de Distribuição de Planos de Saúde. 
- Liberado os códigos C228 - Código do 2º Plano de Saúde e C229 - Código do 3º Plano de Saúde.
- Permitido selecionar em modelos e filtros o código C201 "Mês e Ano de Aplicação (período ativo)".

4. DIRF
- Ao gerar a DIRF em meio magnético, uma vez cadastrado o CPF do responsável, o mesmo fica gravado para futuras gerações do arquivo.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.56E

1. Implementação - PDF Creator
Possibilidade de Impressão de relatórios em PDF. O procedimento para encontra-se em nossa página Tutoriais

2. RAIS
- CEI Vinculado - Ajustes quando funcionário possui mais de uma distribuição no mês.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.56D

1. DIRF e Informe de Rendimentos
- No Informe de Rendimentos quando funcionário tem somente o 2º Plano de Saúde cadastrado nos dados periódicos (campo 24) sistema apresentava o CNPJ do Plano de Saúde em branco. Corrigido.

2. RAIS
- CEI Vinculado - Duplicidade de registro quando funcionário volta para a empresa, pois sistema levava data de admissão nos 2 registros. Devido à esta mudança da Programa GDRAIS 2012, agora sistema leva a data que o funcionário foi transferido para o tomador.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.56C

1. DIRF
Implementação
. Nos casos de funcionários demitidos e admitidos no mesmo ano, agora o sistema soma os registros dos funcionários pelo CPF e dos dependentes pelo CPF / Data de Nascimento / nº de Registro (campo 15 do cadastro de dependentes).

2. RAIS
- No layout da RAIS é exigido nove dígitos no campo de telefone da empresa, e em casos de telefones cadastrados com oito dígitos a RAIS está rejeitando. Para acerto deste problema o sistema importa com o dígito 0 antes do número fixo, completando assim nove dígitos.
- Ao gerar a RAIS em meio magnético, uma vez cadastrada a data de nascimento do responsável, a mesma fica gravada para futuras gerações do arquivo.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.56B

1. DIRF
- Alteração conforme layout Ano Base 2012.

Versão 6.56A

1. RAIS / RAIS GENÉRICO
- Alteração conforme layout Ano Base 2012. 
- Sistema busca automaticamente o CPF do responsável quando cadastrado no Bureaux de Serviço.

2. Rescisão
- Alterado o modelo do Termo de Rescisão – Campos 21 e 22 aparecem em linhas separadas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.55A

1. Cadastro de Funcionários
- Inserido o campo 28 Código DDD Celular.


2. Processo
- Lançamentos Automáticos – Como padrão, ficou marcado “Executar mesmo para funcionários em férias”.

3. Impressão
- Rescisão: alterado o último parágrafo do Termo de Homologação conforme Portaria 1057 de 06/07/2012.
- Seguro Desemprego: Incluído mais 2 modelos: “Folli SeguroDes_1Via.Sdl” e “Folli SeguroDes_2Via.Sdl” para impressora a laser.
- Homolognet: ajustes na estrutura conforme layout.
- Provisão de Férias e 13º Salário
. Ao final da Coluna A (código único) é apresentado o total de funcionários gerados no relatório;
. Inserida a Coluna C – Depto (código do departamento);
. Opção de imprimir os relatórios por Centros de Custo ou Departamento.
- Ficha Complementar de Registro: incluído informações sobre afastamento.
- Relatórios e Filtros: possibilidade de efetuar condições com os campos itens e fórmulas

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.54A

1. Cadastro de Funcionários

Dados periódicos – campos 24 e 25 – Planos de Saúde
- Possibilidade de cadastrar mais 2 planos de saúde, totalizando assim 3 planos por funcionário, incluindo toda a rotina de distribuição conforme já permitido no campo 23.
- Na tabela auxiliar de Planos de Saúde, possibilidade de cadastrar até 50 planos.

2. Cálculos
Cálculo ref. Lei. 12.506/11 – Aviso Prévio Proporcional
- Conforme Nota Técnica 184/2012 do Ministério do Trabalho, sistema irá considerar a partir do primeiro ano de trabalho, somando a cada ano mais três dias, independente se o aviso prévio for trabalhado ou indenizado, pagando este valor no item I090.

3. Processo
- Bancos – Atualizado o Layout do Banco 29 – Bradesco – Hollerith txt.

4. Impressão
Termo de Rescisão
- Opção de informar o número da chave de identificação.
- Opção de alterar o termo de quitação para termo de homologação quando faltar no máximo trinta dias para concluir um ano de registro do funcionário.

5. Configuração
Opcionais do Sistema: - Inserido o Opcional 4 – Iniciar Sistema: Suprimir Afastados.

6. Ferramentas
- Atualização da Tabela Natureza Jurídica conforme publicação na página da Receita Federal.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.53B

1. Funcionários
- No campo Código Movimento – FGTS, foram acrescentados os novos códigos que aparecem na rescisão apenas para conhecimento.

2. Processo
- Implementado a Estrutura Arquivos Txt em Exportação/Contabilidade Focon. Para empresas que já utilizam o Modelo Folha_Focon.Exf será necessário selecionar os códigos na Estrutura Arquivo Txt, conforme segue:

Linha

    Código

    Tamanho

2

X051

18

3

X052

50

4

X053

50

5

X056

18

6

X057

50

7

X058

50

8

X068

14/02

 

 

 

37

X093

00

 

 

 

39

X040

02

40

X092*

07

41

X071

06

42

X063

09/05

 

 

 

44

X040

02

45

X092*

07

46

X071

06

47

X063

09/05

 * Inserir na descrição da linha 40 DCENTRO e na descrição da linha 45 CCENTRO.

Lançamentos Automáticos – sistema só irá lançar para funcionários com o status Férias se condição “Executar lançamento mesmo para funcionários em Férias” estiver marcado.

3. Impressão Relatórios
- No relatório Termo de Responsabilidade não apresentava o ícone da impressora. Corrigido.
- Rescisão - Nos termos de Quitação e Homologação foram acrescentados o valor líquido da rescisão, conforme Portaria 1057 de 06/07/2012.
- Hollerith – Formulário Branco Máquina – possibilidade de inserir mensagens ou códigos nas linhas 60 a 63.
- Em Impressão/Dados Básicos do Sistema/Centros de Custos sistema agora apresenta todos os meses do valor da retenção, inclusive da competência 13.

4. Configurações
- Inserido em Configurações/Opcionais do Sistema o Opcional 13 “Rescisão Campo 150: Imprimir Campo Livre 4 da Empresa”, para que apareça os dados na assinatura dos Termos de Quitação e Homologação.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.52A

 ARQUIVO DOWNLOAD  Folha de Pagamento - Windows Versão 6.52A  atualização

  ARQUIVO DOWNLOAD  Folha de Pagamento - Windows Versão 6.52A  completa

1. Edição
- Cadastro de Funcionários – incluído na parte de documentos (campo 27) o número de Cartão do SUS, conforme Portaria nº 763 de 20 de julho de 2011 e Resolução Normativa nº 250 de 25 de março de 2011.
- Cadastro de Dependentes – nova tela para o cadastro de dependentes visualizando todos os campos e incluído número de Cartão do SUS.
- Afastamento – Modelo de Requerimento de Benefício por Incapacidade – não apresentava o campo nº do CID. Corrigido.

2. Impressão Relatórios
- Rescisão Contratual – nas rubricas se marcado “imprimir zerado” os campos 114.1 e 114.2 e não marcado o 114.3, não apresentava nenhum dos itens 114. Corrigido.
- Incluído novo formulário Cadastro NIS – Documento de Cadastramento do PIS em modelos/documentos – Folli NIS.mdo
OBS.: Nesta versão foram acrescentados alguns formulários novos em modelos/ coluna e modelos/documentos .

3. Configuração
- Opcionais do sistema – criado 2 novos opcionais:
- Opcional 22 – Remover a janela de Help assim que o sistema for iniciado. Se clicado este opcional, quando acessar o sistema não apresentará diretamente o Help na tela.
- Opcional 23 – Limpar Área de Transferência (Clipboard) antes de copiar. Para situações onde no momento da geração do relatório o sistema apresenta erro 20027.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.51C

1. Impressão Relatórios
- Rescisão Contratual
Se clicado no ícone 0,00, agora sistema apresenta todos os itens da rescisão que tenham valores zerados. (Solicitação: Ministério do Trabalho)
Nas rubricas mesmo marcado para imprimir zerado, sistema não apresentava o código 67 (I075 e I076) na rescisão. Corrigido.

2. Ferramentas
- Visualizador de Arquivos texto - incluído recursos (ferramentas) para visualização dos arquivos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.51B

1. RELATORIOS ANUAIS
- Informe de Rendimentos - ao selecionar filtro “Funcionários e Pró Labores da empresa selecionada”, sistema ignorava funcionários demitidos no ano. Corrigido
- DIRF - Apresentava erro no Plano de Saúde. Mensagem: “registro fora de ordem para dependente sem CPF”. Corrigido.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.51A

1. RELATÓRIOS ANUAIS
- GDRAIS (Ano Base 2011)– Novo layout, inclusão de dados nas tabelas de (Nacionalidade e Modo de Admissão RAIS)
- Informe de Rendimentos – Novo layout, com distribuição de valores do plano de saúde entre titular e dependentes.
- DIRF (Ano Base 2011) – Novo layout.
OBS: CPF de funcionários devem estar corretamente cadastrados, bem como datas de nascimento e CPF dos dependentes para plano de saúde.
Operadoras de saúde: cadastrar registro ANS e CNPJ
As distribuições % do Plano de Saúde – cadastro em lançamentos mensais ícone “Despesas médicas”
Ao efetuar cadastramento (distribuição) no mês o sistema replicará esta para os meses seguintes, existirá a necessidade de distribuir próximos caso valores mudem.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.50G

1.PROCESSO
-
Módulo Banco - Incluído Banco 31 - Holerite Santander

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.50F

1. CÁLCULOS
- 13º Salário (médias) – Ao selecionar período de médias Dezembro/Ano anterior a Novembro/Ano Atual, sistema não lançava médias para funcionários com admissão no Ano Atual. Corrigido.
-Provisão 13º Salário – Revisão nos valores médias ( quando selecionado período aquisitivo)


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.50E

1. RELATÓRIOS
- Impressão Holerite – Formulário Impresso e Máquina – Adiantamento 13º Salário: Se item 330 “Desc. Adiant. 13º Salário” lançado, sistema apresentava incorreto valor total de proventos. Corrigido.
-Impressão Holerite 13º (2ª Parcela) – Funcionário com insalubridade e férias no período imprimia quantidade de avos incorretos. Corrigido.
-GRRF – Valor do item 90 “Aviso Prévio 12506/11” estava somado ao campo mês na rescisão, deve ser somado ao campo “Aviso Prévio”. Corrigido

2. CÁLCULOS
-Férias Coletivas (Processo/ Lançamentos Automáticos) – Sistema lançava indevidamente itens de Horas Extras para funcionários com médias. Corrigido
-Férias (Funcionários Transferidos) – Não considerava faltas no período. Corrigido

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.50D

1. RELATÓRIOS
- Recibo de Vale transporte – se dias úteis diferente de 22, sistema apresentava valores incorretos no recibo. Corrigido.
- Previsão de Férias – em algumas situações sistema apresentava Erro 13 na geração do relatório. Corrigido.

2. CÁLCULOS

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO LEI 12.506/2011
- Conforme Lei 12.506/2011, será acrescido 3 dias por ano de serviço, até no máximo 60 dias, perfazendo um total de 90 dias.
Em Edição / Dados Básicos do Usuário / Itens de Lançamentos, cadastrar no item 090 Aviso Prévio – Lei 12.506/11 com as mesmas incidências do item 091 – Aviso Prévio Indenizado (X para o FGTS e INSS).

Nota: Como informado pelo próprio Ministro do Trabalho, ainda existem vários itens não definidos na Lei, gerando assim muitas dúvidas como por exemplo se estes dias serão ou não considerados para cálculo das Férias Indenizadas e 13º Indenizado. Assim que normatizado os procedimentos, a Folli promoverá uma nova atualização.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.50C

1.Código Modelos
-Novos códigos pra configurar modelos:
      C256= Totais dependentes cadastrados
      G072= finalizador de Lina (modelo exportação)

2.Impressão Relatórios
-Relatórios Funcionais/ Relação de Dependentes: nova coluna “numero CPF”
-Previsão de Férias: Nova coluna- dias restantes (para fechar período no caso de férias coletivas)
-Centro de Custo: Imprime centro de custo 00.000 para conferência.
-Rescisão Contratual: Inclusão Agência/ Conta Corrente

3.Processo/ Exportação de Dados
Implementada rotina “Somatória”, que possibilita agrupar registros de um arquivo txt, com até 3 chaves de indexação e até 3 colunas de valores. Necessário informar:
- Formato Numérico: Formato que os valores numéricos estão gravados.
- Arquivo Texto Saída (Txt): Arquivo onde estão os registros a agrupar.
- Arquivo Texto Soma (Txt): Arquivo a gerar, com os registros agrupados.
- Chave(s) de Indexação: Até 3 chaves. Informe a posição inicial e o tamanho do campo que será indexador.
- Campos de Valores a Somar: Até 3 campos por linha de registro. Informe a posição inicial e o tamanho do campo numérico.

Exemplo: Supondo o seguinte arquivo texto saída:
      01.005 I518 Total de Proventos 0005000.50
      01.001 I518 Total de Proventos 0001000.10
 
     01.001 I518 Total de Proventos 0002000.20
      01.005 I518 Total de Proventos 0006000.60

Queremos gerar um arquivo somatória, indexado pelo departamento.
Neste exemplo: Index 1: Posição Inicial = 01 e Tamanho = 06
                       Soma 1 : Posição Inicial = 43 e Tamanho = 10
                       Formato Numérico = 3 => “0000.00” Zeros à esquerda

Resultará no seguinte arquivo somatória:

      01.001 I518 Total de Proventos 0003000.30
      01.005 I518 Total de Proventos 0011001.10

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.50B

1. Edição
Dados Básicos do Usuário - Profissões e CBO - Novo ícone "ordenar" duplo clique no título da coluna que quer ordenar (ordena pela coluna ativa).


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.50A

1. CADASTRO FUNCIONÁRIOS
Dados Periódicos - Novos Campos
- Campo 23: Cód Plano de Saúde - Utilizado para determinar a operadora do plano de saúde ao qual o funcionário está associado. Um duplo clique (ou F3) sobre este campo, trará planilha de cadastramento das operadoras de planos de saúde.
- Campo 24: % Pensão Judicial sobre FGTS (rescisão) - Utilizado na emissão do novo Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, campo 29, para diferenciar da % Pensão Alimentícia, campo 28.
Cadastro de Dependentes: Inclusão do campo CPF, que será implementado na DIRF em meio magnético, juntamente com a distribuição das despesas médicas.

2. LANÇAMENTOS MENSAIS
-Novo ícone "Despesas Médicas": Possibilita distribuir os valores referentes ao Desconto "Despesas Médicas" entre o titular do plano e seus dependentes.
OBS.1: Ao efetuar o cadastramento da distribuição no período selecionado, o sistema replicará esta distribuição para todos os períodos posteriores. Caso haja alguma alteração em valores insira nova distribuição no período em que ocorreu a mudança.
OBS.2: A distribuição das despesas médicas entre o titular e seus dependentes, será objeto de implementação na DIRF em meio magnético.
OBS.3: O sistema grava as percentagens de distribuição, com inúmeras casas decimais, e não os valores distribuídos. Desta forma, é possível replicar uma distribuição para os períodos seguintes, mesmo com valores de desconto diferentes, sempre coincidindo o total pago com o total distribuído.

3. FERRAMENTAS/ TABELAS AUXILIARES
-Plano de Saúde (edição): Permite cadastrar as operadoras de planos de saúde existentes na empresa. Mesma planilha acessada através de duplo clique (ou F3) sobre o campo 23 de "Dados Periódicos".

4.DIVERSOS
-Novos ícones: Registro Anterior (Alt+PgUp) e Registro Seguinte (Alt+PgDn) em diversas janelas de cadastramento e impressão, que permitem navegar entre os funcionários da lista. Este recurso já estava disponível em versões anteriores do sistema, porém, sem os ícones para serem clicados, mas apenas através das teclas Alt+PgUp e Alt+PgDn.
- Proporcionalidade das Fotos: Ao mudar o tamanho da janela do sistema (minimizar, maximizar, ou apenas alterar largura e/ou altura), o quadro com as fotos dos funcionários não mantinha sua dimensão original, obrigando o usuário a também redimensioná-lo.
-Senha de acesso (Usuário Mestre): A partir desta versão, o Usuário Mestre deixa de ter acesso aos Sistemas Folli. A senha mestre passa a servir unicamente para a manipulação do Sistema Gerencial, definindo os usuários e seus acessos. Esta medida tornou-se necessária para aumentar a segurança entre os usuários dos sistemas, a pedido de muitos clientes.
Para que o Usuário Mestre acesse os Sistemas Folli, será necessário criar um novo usuário, com nova senha, e acessar o Sistema Gerencial com esta nova senha. Agora, sempre que um novo usuário é criado, todos os acessos são liberados, como padrão.
IMPORTANTE: Uma vez que o Sistema Folha possui os Opcionais do Sistema e Seleção de Modelos-Padrão diferenciados por usuários, será necessário ao "novo mestre" verificar o que estava selecionado ANTES de instalar a versão 6.50, para voltar ao que estava definido com sua senha anterior. Nada que altere os cálculos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.45G

 ARQUIVO DOWNLOAD  Folha de Pagamento - Windows Versão 6.45G atualização

1. IMPRESSÃO
-Ficha de registro: Imprime até 08 dependentes
-Resumo GPS: Novo campo – Retenção

2. RESCISÃO CONTRATUAL (2011)
-Campo 50 (Saldo de Salário): Não apresentava valores para funcionários horista.Corrigido

3. CÓDIGO MODELOS
-Novos códigos: identificação usuário
G141: Código usuário
G142: Nome do usuário.

4. HOLERITES MENSAIS (FORMULÁRIO BRANCO E MÁQUINA)
-Holerite com Logomarca da Empresa - Para que o sistema carregue o holerite da Empresa selecionada o usuário deverá salva-lo com seguinte nome:
Formulário Branco: nnnBranco.Hol, onde nnn = Numero da empresa selecionada
Formulário Branco Máquina: nnnBranco.Hom, onde nnn = Numero da empresa selecionada

OBS: Se não houver selecionado holerite padrão, na carga do formulário o sistema verificará a existência do modelo nnnBranco.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.45F

1. IMPRESSÃO
-Ficha de registro: Inclusão campo para assinatura do empregado (rescisão).
-Ficha de Médias: Nova coluna totalizadora e opcional “Incluir o mês de admissão nos cálculos das médias quando tiver menos de 15 dias trabalhados”.

2. RESCISÃO CONTRATUAL (2011)
-Campo 50 (Saldo de Salário): Conforme instruções de preenchimentos – deve ser informado o saldo liquido de dias a pagar, já descontado faltas.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.45E

1. IMPRESSÃO
-Informe de Rendimentos: Opção impressão frente/verso (modelo envelope).
-Rescisão Contratual: Modelo compactado (01 pagina), selecione modelo RES2011-1F.RES

2. MODULO BANCO
-Banco Itaú (20): Opção impressão holerite.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.45D

1. RESCISÃO CONTRATUAL
-Campo 27: Deve ser preenchido com código saque conforme Circular CEF 537/2011 (17/01/2011).


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.45C

1. RELATÓRIOS MAGNÉTICOS
-RAIS: Apresentava Erro 06 – Overflow ao gerar arquivo. Corrigido


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.45B
 

1. MODELOS
-Relatórios Tabela: Apresentava erro 13 “ Tipo de dado divergente a sua definição” ao gerar modelo. Corrigido
-Código: Liberado código C161 “ Funcionário Sindicalizado”, para emissão relatórios e definições em filtros.

2. RELATÓRIOS MAGNÉTICOS
-DIRF: Alterado opcional limite de R$ 6000,00 para R$ 22487,25, conforme IN 1095/ RFB.
-RAIS - Atualização conforme Leiaute Ano Base 2010

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Versão 6.45A

1. IMPRESSÃO/RESCISÃO CONTRATUAL 2011:

-Relação de Rubricas: Incluído opção para impressão dos itens mesmo sem valores. (Coluna “Imprimir Zerado”).
-Apresentação alíquotas INSS, IR
-Campo 23: Remuneração mês anterior. Sistema apresentava remuneração atual.Corrigido

2. RELATORIOS MAGNETICOS
-Homolognet: Inclusão conforme layout disponível MTE.
-DIRF: Alterações conforme layout Ano Base 2010.
A DIRF sofreu varias alterações este ano, trazidas pela IN RFB1033/10 e IN RBF 1076/10,as referidas mudanças são:
-Layout do programa que foi totalmente modificado.
-Informação dos rendimentos isentos e não tributáveis, que será importado pelo sistema Folha –Folli.
-Informação dos descontos a plano privado de assistência à saúde, modalidade coletivo empresarial, do beneficiário titular e seus dependentes. Os valores deverão ser informados no Programa Gerador DIRF2011.
Para gerar o arquivo usuário deverá informar CNPJ- Empresa Prestadora de Serviço Saúde e numero registro ANS.


 ARQUIVO DOWNLOAD  Folha de Pagamento - Windows Versão 6.43_607

 ARQUIVO DOWNLOAD Arquivos DropBox

Existindo dúvidas, acione nosso Suporte Técnico para auxiliá-lo na instalação.

 
Tel.: (11) 5011-9277 - Vendas: 0800 551 552 - Skype: follisuporte - Email: suporte@folli.com.br